newsletter

Newsletter

Nome:
Email:

  Boa Noite!

 

Orquestra de S. João Baptista de Cepelos



A orquestra S. João Baptista de Cepelos nasceu no ano de 2008 (na noite de S. João) na sequência da criação da Associação Cultural - Palcos Cruzados.
Esta Associação tem como intuito reunir diferentes tipos de arte, desde a pintura, escultura, poesia, teatro e também a música.

Tendo vindo ao longo dos anos a divulgar e a promover a obra de artistas de várias nacionalidades, sócios da mesma, contando sempre, nas exposições anual realizadas pelo País com o apoio do grupo de teatro, bem como da Orquestra para melhor abrilhantar o ato público, fomentando o convívio e a alegria entre todos os participantes.
Ao longo destes anos tem atuado em várias festas e romarias sempre que convidada.
Isto sem esquecer a solidariedade, atuando de forma gratuita, sempre que solicitada, no intuito de angariar fundos que reverteram a favor de quem mais necessitava.

Esta Orquestra traz aos nossos dias uma variedade de cantigas já esquecidas nas memórias desta terra, algumas delas foram trazidas pelos resineiros do pinhal de Leiria outras pelos cardadores que se deslocavam da Serra da Estrela e outras ainda pelas muitas pessoas que trabalharam nas minas de volfrâmio na região de Manhouce.

Queremos transmitir às novas gerações esta herança patrimonial.
Para dar vida a esta orquestra associamos um grupo de músicos que nas décadas de 50 fizeram parte das quatro orquestras típicas existentes na freguesia de Cepelos. A orquestra de Gatão, Paçô, Merlães e Vilar, aos quais se juntaram músicos de novas gerações, cantadores e cantadeiras desta e de outras freguesias que partilham o gosto pela música e pela preservação das raízes culturais.




Morada:
Casal
Cepelos
Vale de Cambra